"" Estudos De Teologia: QUAL A IMPORTÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA O CRISTÃO.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA O CRISTÃO.

 Quando se fala de missões em boa parte das igrejas evangélicas hoje, a tendência é um desconhecimento quase que geral. Isso acontece devido ao fato de que na personalidade da Igreja não comportar tanto essa idéia, pois foi gradativamente sendo colocada em segundo e terceiro planos.
Missões na Igreja Primitiva era o centro das atenções, era o objetivo da novel igreja formada por Cristo e seqüenciada pelos discípulos. Uma dos grandes missionários da era apostólica foi o Paulo, ou antes, como era mais conhecido como Saulo de Tarso. Sua missão consistia levar a mensagem de Cristo até os “confins da terra”. Pretendia com isso obedecer incisivamente a Grande Comissão: “Ide... pregai... ensinai” (Mc 16.15-18; Mt 28.19-20), tão bem repassada por Seu Mestre, Jesus Cristo, o nazareno.
 


Conceito, histórico e importância dA missiologia


      Conceito



Para se conceituar Missiologia é necessário primeiro recorrer ao sentido etimológico do termo.

   a) Missão – De acordo com os especialistas na área missionária, esse termo seria empregado à Obra que Deus realizou no Calvário por intermédio de Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito com o fim de morrer pela humanidade proporcionando-lhe uma oportunidade de remir-se do pecado (amartia), e reconciliar-se com Ele através da graça favorecida na Cruz e constatada na ressurreição ao terceiro dia. Então Missão seria a tarefa pertinente a Deus para a Salvação da humanidade por intermédio do sacrifico do Cordeiro (Cristo) que foi oferecido como sacrifico pelos pecados da humanidade.

   b) Missões – seria a tarefa entregue à Igreja (na sua continuidade ao longo do tempo até hoje) para a disseminação da Palavra de Deus aos povos de todas as nações no mundo para que tenham conhecimento da salvação e de como se apropriarem dela. A base para missões é o Salvador que morreu na Cruz do Calvário e que ressuscitou ao terceiro dia constatando de fato o cumprimento das profecias vaticinadas no Velho Testamento de que Ele seria o Messias de Deus para ser o Salvador da humanidade.

   c) Missiologia – [Do lat. missio, missão+logia, estudo sistemático] Ciência que tem por objetivo o estudo do cumprimento da grande Comissão que o Senhor Jesus entregou à sua Igreja. A missiologia dedica-se, principalmente, ao caráter transcultural da tarefa evangelizadora (Claudionor, 1998:215).

   d) Missionário – é o vocacionado, separado, preparado e enviado como pregoeiro das boas novas do Evangelho à terras  e povos distantes que não tiveram a oportunidade de conhecer quem é Deus, sua vontade, seu Filho Jesus Cristo como Salvador e remidor da humanidade.

   e) Missio Dei – A missão de Deus.

Questionamentos há que são levantados de “Por quê Deus não destruiu o homem quando teve chance, sendo apenas um casal?”. A resposta está no fato evidente de que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e com grande amor o fez obra máxima de sua criação. Destruí-lo simplesmente não satisfaria a sua justiça, santidade e principalmente o seu amor. Como um pai à busca de seu filho pródigo, foi assim que Deus fez, e nesta busca, tornou-se uma Missão que Ele próprio teria que desenvolver até recobrar por espontaneidade esse homem à Sua comunhão original. 

Para saber mais sobre estudos teológicos Clique Aqui. È muito importante que todo cristão dedique horas do seu dia para estudar as escrituras sagradas e entender a importância de cada coisa registra na palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA O CRISTÃO.

  Quando se fala de missões em boa parte das igrejas evangélicas hoje, a tendência é um desconhecimento quase que geral. Isso acontece devi...