"" Estudos De Teologia: Antropologia Para O Cristão

Antropologia Para O Cristão

O que é antropologia?




Vamos ver a DEFINIÇÃO DE ANTROPOLOGIA


            A Antropologia é a ciência do homem. Esta, contudo, é uma definição ampla. Procuremos traçar uma linha à volta dela, para podermos apreender realmente o que versa a ciência. A palavra “antropologia” deriva de duas palavras gregas, anthropos, que quer dizer “homem”, e logos, que quer dizer “conhecimento ordenado”. Por conseguinte, a Antropologia é o conhecimento ordenado do homem. Na verdade, tudo o que se refere ao homem diz respeito ao antropólogo.

 

Vamos ver A UTILIDADE DA ANTROPOLOGIA



Vê-se a utilidade e a relevância da Antropologia na busca geral de um conhecimento mais profundo da natureza humana e de seu comportamento pelo rápido desenvolvimento que ela teve como disciplina acadêmica.


Além disso, tanto os métodos quanto os conceitos da Antropologia têm causado um impacto visível nas ciências naturais e físicas, nas ciências sociais, nos negócios e no Governo. Termos como “cultura primitiva”, “relatividade cultural”, “método comparativo”, e “choque de cultura” não são mais de propriedade especial dos antropólogos.


A expansão dos programas de saúde pública a todas as partes do mundo teve efeito semelhante de estimular uma colaboração estreita entre a Antropologia e a prática da Medicina. 

A Antropologia Cultural é agora amplamente aceita e é considerada indispensável para o treinamento de profissionais de saúde pública; foi reconhecida ultimamente pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos como ciência básica, relacionada com a Medicina. 

Mudar os métodos de uma sociedade conseguir alimentos, modificar seus hábitos alimentares, suas práticas de saneamento e o tamanho de sua família ideal não são projetos que podem ser levados a efeito com facilidade, mesmo para finalidades tão elevadas como maior longevidade, melhor saúde e menos sofrimento físico. Tampouco se conseguem estas mudanças facilmente. A Antropologia apresenta sugestões do porquê de tudo isso.


Mas a Antropologia tem outras finalidades e funções e causa outros prazeres além de fornecer orientação àqueles que iriam transformar o mundo. 


Basicamente, sua finalidade é explorar a natureza do homem, como criatura que está em evolução, criatura presa a uma cultura, vivendo em sociedades organizadas – cada individuo diferente do outro, mas semelhante sob muitos aspectos. A Antropologia nos diz quais são os limites conhecidos da experiência humana até o momento e qual é o denominador comum do ser humano – o que é compartilhado por toda a humanidade


Vamos ver AS QUALIDADES DISTINTIVAS DA ANTROPOLOGIA
 

A humanidade é uma parte da natureza – do universo com todos os seus fenômenos. O estudo da humanidade, chamado Antropologia (Gr. Anthropos, homem + logia, estudo), quando seguido de acordo com os princípios e métodos científicos, é conseqüentemente uma ciência natural. Um de seus ramos trata da origem evolutiva, da estrutura física e dos processos fisiológicos da humanidade. 


Este ramo é tradicionalmente conhecido como Antropologia física, ou às vezes como Biologia Humana. Mas a Antropologia abrange muito mais do que apenas o estudo da história natural da natureza física do homem, porque o ser humano é também um animal que produz cultura. Por isso, a Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura. Como tal é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA O CRISTÃO.

  Quando se fala de missões em boa parte das igrejas evangélicas hoje, a tendência é um desconhecimento quase que geral. Isso acontece devi...