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Estudo sobre filosofia cristâ

Filosofia Cristâ


Vamos estudar um pouco sobre filosofia





Religião é nossa consciência da responsabilidade moral:


Immanuel Kant defendeu a ideia de que a religião está arraigada
na consciência de nossa responsabilidade moral. Durante nossa
vida terrena, somos repetidamente confrontados com o “deves”
misterioso, o imperativo categórico que nos ordena a fazer
aquilo que é moralmente correto ou justificável.11 O ego procura
desculpar-se e escapar da tirania desse amo tão severo, mas
nunca é bem-sucedido na tentativa de silenciar essa voz acusadora.
A religião é o resultado do reconhecimento dessa autoridade por
parte do ser humano.

A religião está relacionada com nosso caráter emocional:
a condição religiosa se dá porque o ser humano é capaz de
compreender que o Universo é grande diante de poderes que são
imensamente maiores que os seus próprios. O relacionamento
entre a humanidade e a natureza é recíproco; em sua imaginação
simplista, o ser humano supõe que este mundo fantástico está
cheio de poderes amigos e hostis.12

Religião é o sentimento humano com relação às coisas de caráter
último: há ainda afirmações que identificam a religião como
o modo de a humanidade expressar seus sentimentos sobre coisas
de caráter último. Friedrich Schleiermacher, teólogo alemão do
início do século XIX, deixou-nos uma nota de grande influência
quando conceituou religião como “um sentimento de dependência
absoluta”

Religião é consciência do transcendental: para entender o significado
da frase, é bom definirmos os termos, pois transcendente
pode significar duas coisas:
1. Diz-se que algo é transcendente se vai além, ou se é algo mais,
do que a consciência imediata de alguém.15
2. Algo é transcendente no sentido religioso quando é recebido
pelo indivíduo como possuindo um caráter último. No dizer de
Paul Tillich, é aquilo que toca a pessoa incondicionalmente e
que não se pode controlar.




A experiência religiosa, como expressão mais radical do ser humano
diante da realidade de sua existência, é estruturante. Em outras palavras,
a experiência religiosa é a espinha dorsal da vida dos que expressam
algum tipo de fé. Em razão de tal centralidade, elencamos algumas
características da forma do Homo religiosus:

Somente o ser humano demonstra comportamento religioso
(o ser humano como Homo religiosus): somente o homem e
a mulher, dentre as várias formas de vida existentes, exibem
comportamento religioso. Todas as culturas pesquisadas e registradas
pelos antropólogos parecem demonstrar algum tipo de sentimento
religioso, embora diferentes em sua expressão cultural da
religião tradicional da cultura do Ocidente.

Religião é a resposta dada às questões de caráter último do
Homo religiosus: um importante aspecto, de caráter distintivo,
do ser humano é que ele é um sujeito autoconsciente. Nunca o
homem é simplesmente uma peça de seu ambiente, mas ele tem
condições de destacar-se e até mesmo contraditar seu ambiente.
A religião é para esse ser consciente a resposta dada às questões
últimas, tais como: Qual o significado de minha existência? O
que fazer de minha vida? Por que estou aqui? Em suma, a religião
oferece respostas às questões de origem e finalidade do ser humano
e do meio em que ele vive. Nesse sentido, a religião pode
ser descrita como o significado último da existência humana.]

O Homo religiosus e o desejo do absoluto: a resposta religiosa
possui a qualidade do absoluto, tem caráter último. Tillich descreveu
a religião como uma atitude de preocupação última.17 Uma
resposta religiosa é absoluta ou última em dois sentidos: 1) ocupa
a prioridade mais elevada na hierarquia de preocupações que
constituem uma personalidade; 2) 

Vamos aprender também sobre apologética cristã para sabermos nos defender das heresias filosóficas;

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