Tudo Sobre teologia
PREPARAÇÃO PARA O CRISTIANISMO
KAIROS
A vinda de Jesus se deu num momento especial
da história em que tudo estava preparado. Segundo Paulo nem sempre existe a
possibilidade de acontecer o que, por exemplo, aconteceu no aparecimento de
Jesus, o Cristo. Paulo
fala de kairo,j, para descrever o sentimento de que
o tempo estava pronto, maduro, ou preparado.
O grego tem dois vocábulos para tempo cro,noj e kairo,j. Cro,noj é o tempo do relógio, que
se pode medir (ex.: cronologia, cronômetro); Kairo,j não tem nada haver com o tempo quantitativo, mas se
refere ao tempo qualitativo da ocasião, o tempo certo. Quando se fala de kairo,j se quer indicar que alguma coisa aconteceu tornando
possíveis ou impossíveis certas ações.
Todos nós experimentamos momentos em nossas
vidas quando sentimos que agora é o tempo certo para agirmos, que já estamos
suficientemente maduros, que podemos tomar decisões. Foi nesse sentido que
Paulo e a Igreja Primitiva falaram de kairo,j, o tempo certo para a vinda de Cristo. A Igreja Primitiva e Paulo, até certo ponto,
tentaram mostrar que por esse tempo era o tempo certo, e de que maneira o seu
aparecimento tinha sido possibilitado por uma constelação providencial de
fatores. ( intervenção sobrenatural)
Vamos examinar a preparação para a teologia
cristã na situação do mundo no qual Jesus veio, partindo de um ponto de vista
teológico. Não é como se a revelação de Cristo caísse do céu como uma pedra,
como alguns teólogos parecem acreditar. Há de fato um poder revelador universal
perpassando a história toda e preparando-a para o que o cristianismo considera
a revelação final.
O UNIVERSALISMO DO IMPÉRIO ROMANO
O evento do Novo Testamento surgiu na época
do universalismo do Império Romano. Negativamente isso significa o desmoronamento das religiões e das
culturas nacionais. Positivamente, fortalecia a idéia de que a humanidade podia ser
concebida como um todo.
O Império Romano produziu clara consciência
de história mundial, em contraste com histórias nacionais acidentais. A
história mundial não era apenas um propósito a ser alcançado na história, no
sentido dos profetas – tornara-se uma realidade empírica. É esse o sentido positivo de Roma.
Essa cidade representava a monarquia universal na qual se unia todo o mundo
conhecido.
Essa idéia foi absorvida pela Igreja Romana e
aplicado ao papa – ainda permanece nessa igreja. Roma ainda reivindica o poder monárquico sobre o
mundo inteiro, seguindo o ideal do império romano. É importante observar que
a Igreja de Roma é romana. O desenvolvimento dessa igreja não foi
influenciado apenas pelo cristianismo, mas também pelo império romano, por sua
grandiosidade e por sua idéia de lei. A Igreja Romana tornou-se a herdeira do
Império Romano. Quando formos avaliar a Igreja Romana, devemos nos perguntar:
quantos elementos romanos ainda persistem nela, e até que ponto são válidos
hoje em nossa cultura? O mesmo processo se aplica aos conceitos filosóficos
gregos que criaram o dogma cristão. Até que ponto são válidos hoje em dia?
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