"" Estudos De Teologia: Aprenda teologia

Aprenda teologia

Tudo Sobre teologia



PREPARAÇÃO PARA O CRISTIANISMO



KAIROS


A vinda de Jesus se deu num momento especial da história em que tudo estava preparado. Segundo Paulo nem sempre existe a possibilidade de acontecer o que, por exemplo, aconteceu no aparecimento de Jesus, o Cristo. Paulo fala de kairo,j, para descrever o sentimento de que o tempo estava pronto, maduro, ou preparado.

O grego tem dois vocábulos para tempo cro,noj e kairo,j. Cro,noj é o tempo do relógio, que se pode medir (ex.: cronologia, cronômetro); Kairo,j não tem nada haver com o tempo quantitativo, mas se refere ao tempo qualitativo da ocasião, o tempo certo. Quando se fala de kairo,j se quer indicar que alguma coisa aconteceu tornando possíveis ou impossíveis certas ações.

Todos nós experimentamos momentos em nossas vidas quando sentimos que agora é o tempo certo para agirmos, que já estamos suficientemente maduros, que podemos tomar decisões. Foi nesse sentido que Paulo e a Igreja Primitiva falaram de kairo,j, o tempo certo para a vinda de Cristo. A Igreja Primitiva e Paulo, até certo ponto, tentaram mostrar que por esse tempo era o tempo certo, e de que maneira o seu aparecimento tinha sido possibilitado por uma constelação providencial de fatores.  ( intervenção sobrenatural)

Vamos examinar a preparação para a teologia cristã na situação do mundo no qual Jesus veio, partindo de um ponto de vista teológico. Não é como se a revelação de Cristo caísse do céu como uma pedra, como alguns teólogos parecem acreditar. Há de fato um poder revelador universal perpassando a história toda e preparando-a para o que o cristianismo considera a revelação final.



O UNIVERSALISMO DO IMPÉRIO ROMANO


O evento do Novo Testamento surgiu na época do universalismo do Império Romano. Negativamente isso significa o desmoronamento das religiões e das culturas nacionais. Positivamente, fortalecia a idéia de que a humanidade podia ser concebida como um todo.

O Império Romano produziu clara consciência de história mundial, em contraste com histórias nacionais acidentais. A história mundial não era apenas um propósito a ser alcançado na história, no sentido dos profetas – tornara-se uma realidade empírica. É esse o sentido positivo de Roma. Essa cidade representava a monarquia universal na qual se unia todo o mundo conhecido.

Essa idéia foi absorvida pela Igreja Romana e aplicado ao papa – ainda permanece nessa igreja. Roma ainda reivindica o poder monárquico sobre o mundo inteiro, seguindo o ideal do império romano. É importante observar que a Igreja de Roma é romana. O desenvolvimento dessa igreja não foi influenciado apenas pelo cristianismo, mas também pelo império romano, por sua grandiosidade e por sua idéia de lei. A Igreja Romana tornou-se a herdeira do Império Romano. Quando formos avaliar a Igreja Romana, devemos nos perguntar: quantos elementos romanos ainda persistem nela, e até que ponto são válidos hoje em nossa cultura? O mesmo processo se aplica aos conceitos filosóficos gregos que criaram o dogma cristão. Até que ponto são válidos hoje em dia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MISSIOLOGIA PARA O CRISTÃO.

  Quando se fala de missões em boa parte das igrejas evangélicas hoje, a tendência é um desconhecimento quase que geral. Isso acontece devi...